O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

BRASIL: Maioria dos Deputados barra investigação contra Temer.

Temer se livra de segunda denúncia, mas tem vitória mais apertada na Câmara.



Como esperado, a Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Foram 251 votos favoráveis a Temer e 233 contrários. Dois deputados se abstiveram e outros 25 se ausentaram. A vitória do peemedebista, porém, foi mais apertada do que na primeira denúncia barrada pela Câmara - foram 263 votos favoráveis a Temer e 227 contrários.

A segunda denúncia contra Temer, apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusa o presidente de obstrução de Justiça e formação de quadrilha. Com a decisão da Câmara, a denúncia fica suspensa até que Temer conclua seu mandato. A Justiça poderá, no entanto, julgá-lo quando ele deixar de ser presidente, caso considere as acusações consistentes.

O resultado veio dentro do esperado e, embora favorável ao presidente, indica que ele terá dificuldades em reunir o apoio necessário (308 deputados) para aprovar sua ambiciosa proposta de reforma de previdência. Vencida a denúncia, essa será a nova prioridade do Palácio do Planalto, que argumenta que as mudanças nas regras de aposentadoria são imprescindíveis para reverter o rombo bilionário das contas públicas.

No cenário ideal do governo, a reforma será aprovada em novembro na Câmara dos Deputados e até março no Senado, onde precisa do apoio de 49 dos 81 senadores.
Depois disso, a fervura eleitoral tende a inviabilizar qualquer pauta mais sensível, reconhecem políticos da base. Eles admitem também que a reforma só será aprovada se o governo ceder em pontos polêmicos, como a criação de uma idade mínima para aposentadoria, que deseja fixar em 65 anos para homens e mulheres.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações  BBC Brasil.

Nenhum comentário