O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

300 ANOS DE FÉ: Conheca a história de como a imagem de Nossa Senhora foi encontrada e como começou toda a devoção.

Em 1717, três pescadores encontram no Rio Paraíba do Sul, uma pequena imagem que mudaria a história de todo o país e se tornaria o simbolo fé da devoção de todo um povo. 



 A história que vamos conhecer hoje começa no ano de 1717, a quase 300 anos atrás e justamente essa história já começou com um grande e belo milagre. Os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, receberam a missa de conseguir peixes para um banquete que seria oferecido a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o conde de Assumar, que na época era o governador da província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região entre os dias 17 a 30 de Outubro de 1917.

 O grande problema na missão dada aos pescadores, era que no período o rio não tinha muitos peixes e era quase impossível se pescar um boa quantidade de peixes para alimentar o governador e sua comitiva. Mesmo assim, os obedientes pescadores, sairão na águas do Rio Paraíba do Sul em busca de peixes. Varias foram as vezes que jogaram as redes no rio e varias as vezes que elas voltaram vazias, até que em um determinado momento, após lançarem a rede, perceberam que algo veio dentro dela, um corpo de uma imagem, porém sem cabeça. Lançaram de novo a rede e ao retiraram novamente a rede, perceberam que haviam encontrado a cabeça da mesma imagem que haviam achada momento antes. A imagem da Santa Aparecida, a imagem de Nossa Senhora Aparecida acabava de esta nas mãos dos brasileiros e dai aconteceu o seu primeiro milagre, quando mais uma vez lançaram a rede, ela voltou cheia de peixes e assim a Santa Mãe de Deus, ganhava seus primeiros devotos, três simples pescadores que em sua persistência e luta, perceberam o poder da intercessão da Mãe do Cristo.

 Antes de levarem os peixes para a preparação do banquete os pescadores entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera, e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha. Entre 1717 e 1732 a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassú. Em 1732 Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso que construiu o primeiro oratório aberto ao público.

 Entre 1717 e 1732 a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassú. Em 1732 Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso que construiu o primeiro oratório aberto ao público.Em virtude da expansão da devoção a Nossa Senhora ‘Aparecida’ das águas o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos, construíram no ano de 1740 uma pequena capela. Na capela acontecia a reza do terço e o cântico das ladainhas, mas não se celebrava a Eucaristia.

Em 1743, o vigário pe. Vilela fez um relatório dos milagres e da devoção do povo para com Nossa Senhora Aparecida e enviou ao Bispo do Rio Janeiro, Dom Frei João da Cruz, para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da primeira igreja em louvor a imagem que ficou conhecida como Mãe Aparecida. A aprovação aconteceu em 5 de maio em 1743.A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida, em terra doada pela viúva Margarida Nunes Rangel, com escritura passada em 6 de maio de 1744. A inauguração da igreja, que deu também origem ao Santuário, aconteceu na festa de Santa Ana, no dia 26 de julho de 1745. Nesta ocasião foi inaugurado também, o povoado com o nome de ‘Capela de Aparecida’. No dia 25, a imagem foi levada em solene procissão a nova igreja e colocada no nicho do altar. No dia 26 aconteceu a benção da imagem e a celebração da primeira missa e desde então milhares e milhares de fieis se reúnem todos os anos para louvar e dar graças em nome da Santa Aparecida.


 Blog Coisa Nossa Pernambuco
Texto por: Antônio Oliveira.
Informações colhidas do Portal A12 da TV Aparecida.
Especial 300 anos no Coração do Brasil - BCN Especial 2017.

Nenhum comentário