O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ROMARIA: Festa em homenagem a Frei Damião foi encerrada em São Joaquim do Monte.

Foram três dias de Celebrações Eucarísticas, Confissões, Caminhadas e Shows de Evangelização. A cidade de São Joaquim do Monte viveu dias celebrando a fé e a vida de Frei Damião de Bozzano.

Milhares de romeiros participaram da Missa que encerrou a 24ª edição da Romaria do Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira.


 Desde a ultima sexta-feira fiéis católicos têm vivido dias que relembram as Santas Missões que eram feitas pelo frade capuchinho Frei Damião, morto em 1997. A tradicional Romaria do Frei Damião chegou a sua 24ª edição após polemicas e risco de não ser realizada. A diferença maior na edição de 2017, foi a união do povo da cidade que deu as mãos e fizeram o evento acontecer. Diocese de Caruaru e Paróquia de São Joaquim fizeram a festa dos romeiros acontecer. 

 Marcada por momentos de evangelização com destaque para o show da cantora Celina Borges e outros a exemplo do o show do Padre Braulio, de Jorjão e Banda Kairós, Albanita e Ministério Restauração além das participações especiais do Ministério Jubilus e do cantor Wendes que encantou a todos com sua voz. Outros momentos que podem ser destacados durante a romaria, são as caminhas as que abriram o evento: A caminhada pela Paz realizada pelos alunos das escolas municipais e a gigante caminhada do Bote Fé.

Após a Procissão de Nossa Senhora das Dores, fieis se concentraram na Praça de Eventos. Fotos: Antônio Oliveira.


 Neste domingo, último dia do grande encontro dos romeiros, as atividades iniciaram  bem cedo, com oficio, missas no santuário, na parte da tarde os shows de evangelização e no fim a ultima grande celebração na Praça de Eventos, onde os milhares de romeiros se reúnem para a Santa Missa de encerramento que acontece sempre após a procissão de Nossa Senhora das Dores (Padroeira do Romeiros), Após a Celebração, a benção do Adeus e a tradicional queima de fogos finalizar o evento movido pela fé.

Missa de Encerramento marca o fim da romaria. Foto: Antônio Oliveira.
Monsenhor Miguel é um dos sacerdotes que mais participou das romaria e anualmente sempre preside a Missa de Encerramento da Romaria do Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira.


 Ao fim de mais uma romaria, os corações se enchem de fé e esperança em dias melhores. Fica a marca da união do povo de Deus em prol de evangelizar o povo nordestino. Também com a finalização da festa do romeiros, restam traços históricos que jamais serão esquecidos, figuras que mesmo com o passar do tempo jamais perderam a sua importância para as paginas que compõem o livro da Romaria do Frei Damião. Sem duvidas está edição entra para a história, porque finalmente o povo de uma terra percebeu o quanto esse evento representa a essência da cidade e sabem o quanto é duro fazer romaria, porque como diz o seu idealizador, "Só faz romaria quem acredita, pois ela é um evento movido pela fé". 

Queima de fogos marcou o fim da 24ª Romaria do Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Texto por: Antônio Oliveira.
Romaria do Frei Damião 2017.

Nenhum comentário