O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

89 ANOS: Conheça a história da Bandeira de São Joaquim do Monte.

Criada em 1966 na administração do então prefeito José de Andrade Guedes. A bandeira de São Joaquim do Monte, retrata traços históricos e a força da Terra de Bravura e Amor.




  A bandeira que tão bela é marca dos desfiles, sendo portada sempre a frente das Bandas Marciais e das Escolas de nosso Município. Trás em si muita história e aspectos que nos permite entender a grandiosidade das pessoas que fazem parte dos 89 anos da história de São Joaquim do Monte. A ideia da confecção da bandeira, partiu do então prefeito, José de Andrade Guedes, já no ano de 1966, em meio às suas preocupações administrativas e políticas e que tinha como objetivo de reverenciar a Terra de Manoel Quintino. 

 O professor de História, Flávio Cabral (Universidade Católica de Pernambuco), diz em sua descrição sobre a Bandeira de São Joaquim do Monte, que: "Ela traduz a grandeza da terra, da sua história, o condicionamento físico do Torrão São Joaquinense entremeados entre entre colunas de vales serpenteados por rios, além, obviamente da grandeza sublime de seu povo hospitaleiro. As cores oficiais da bandeira de São Joaquim do Monte, são o verde e o amarelo, cores símbolos da brasilidade e tão bem dispostos na pavilhão nacional. Entre as cores àuero-verde há um escudo divido em duas cores: a azul representa o nosso céu tropical e o verde reproduz a beleza de seus campos propícios à agricultura e à criação de gado. O sol , simbolo da vida, é o astro que nos ilumina e nos aquece. A pequenina casa branca, símbolo da fundação do povoado erguida por Manoel Quintino dos Santos, à margens de uma estrada corroçável que a partir daquela primitiva construção ensejou a criação da hoje cidade de São Joaquim do Monte. O Monte reporta-se à Serra que embala a cidade, a outrora (região) Aba da Serra". 


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Especial 89 Anos de São Joaquim do Monte.
Fonte de Pesquisa: Livro - Desbravadores da Aba da Serra (Escrito por Roldão Joaquim do Santos)

Nenhum comentário