O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Ser romeiro é viver a simplicidade e a essência da fé.

Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.



 Todos os anos milhares de fieis lotam a cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. São homens e mulheres que pegam estrada e enfrentam chuva, frio, o sol quente e horas de viagem para cumprir um objetivo que aos olhos de quem vê parece ser muito sacrifício. Mas para quem é romeiro de verdade e vive a sua fé, fazer todos esses sacrifício é a forma de agradecer por algo que vai alem do imaginável. 

 Frei Damião em sua andanças pelo Nordeste, sempre dizia que o milagre só acontece com o merecimento da fé. E se todo milagre acontece a partir da fé, sabemos que os milhares de romeiros que lotam a Terra da Romaria são nada mais nada menos que pessoas que são movidas pela fé. E esse é o lema deste evento, a Romaria do Frei Damião é um movimento, um encontro e acima de tudo uma festa onde a força da fé transforma o povo, nos torna melhores e mais ligados a um fio divino de simplicidade e oração. Ser romeiro de verdade nos leva a viver mais perto da presença de Deus e nos deixa sonhar com dias melhores e mais prósperos.

 Mas porque ser romeiro é viver a simplicidade? A própria figura dos fieis já diz tudo. Não são pessoas que se apegam ao material e sim ao natural e divino. São pessoas que mesmo com a dura realizada da vida sempre encontram um motivo para sorrir. São pessoas que mesmo passando por dificuldades não deixam sua oração e sem contato com a Igreja de lado. São pessoas que acreditam que um dia, do nada tudo vai mudar. E o que mais impressiona é que eles provam o gosto do amor mais puro de Deus, eles são provas vivas da bondade de Deus. Por meio da fé, eles conseguem a cura de problemas de saúde, conseguem a tão sonhada casa própria, conseguem se livra de dividas e sabem que a Mãe das Dores, sua padroeira, sempre estará intercedendo pelos seus filhos.

Eles cumprem aquilo que o próprio Deus pede: "Esforça-te, faz a obra que Eu te mandei, tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes, e Eu serei contigo por onde quer que andares", os romeiros sabem que não basta só pedir a Deus, eles sabem que tem que aceitar a dureza da realidade e lutarem para que Deus atenda os seus pedidos. Quando fazem um pedido, eles sabem que no ao que vem eles tem que vir, tem que agradecer e isso não é pra ele visto como um sacrifício e sim é visto como uma forma de dizer: Obrigado Deus. Obrigado Mãe das Dores. O romeiro entende que na vida basta acreditar e tudo vai acontecer.




 Este ano, novamente milhares de romeiros devem voltar a São Joaquim do Monte, para mais uma vez acender sua vela, rezar em torno do Frei Damião no alto da Serra e acompanhar a Santa Missa. Mais uma vez eles iram se emocionar ao lembrar que graças a sua fé, eles podem mais um ano está de pé para louvar e pedir graças a Deus. A vida de romeiro é um tanto difícil, mais é nela que se encontram a riqueza da simplicidade e a essência de ter fé.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Especial - Romaria do Frei Damião 2017.
Texto por: Antônio Oliveira.
Fotografias de: José Batista Neto.


Nenhum comentário