O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: O Frei do sorriso e do amor.

O frei que gostava de ter contato com o povo e que mesmo depois de sua morte é amado e homenageado em todo nordeste. Frei Damião virou o anjo protetor de um povo que mesmo com todo o sofrimento, nunca foi de baixar a cabeça. 

Frei Damião em visita a São Paulo. Foto enviada por internauta. (Arquivo do Blog Coisa Nossa).


 Sem medo do povo e feliz por poder aliviar o peso da dor de milhares de fieis, assim podemos descrever alguns gestos de Frei Damião, o missionário baixinho, de sotaque italiano, de saúde frágil e de fé inabalável. O Frade Capuchinho que se consagrou nos corações nordestinos é hoje um grande candidato ao cargo de santo. Mas, quem foi que disse que o "seu povo", não já o considera um santo?

 Todos os anos, mais de 400 mil fieis lotam as ruas de São Joaquim do Monte, só no domingo a multidão guiada por um fé inexplicável, sobe ao santuário e lá depositam sua simplicidade e o seu amor. A gratidão ao Frei, está sempre estampada na face daqueles romeiros e romeiras que pedem e recebem graças. Mais o que fez de Frei Damião um servo que tinha uma multidão de seguidores? A resposta é simples e fácil. Frei Damião transformou a sua vida em um Evangelho Vivo.

 Ele tinha um jeito único de se relacionar com a multidão, gostava da confissão tradicional, no "cochicho", como ele mesmo dizia. Damião, não media esforço para levar a Palavra de Deus para aqueles que precisam ouvi-la. Fosse na cidade, fosse no sitio, do rico ao pobre. Ele tratava todos por igual e embora fosse um religioso conservador, até hoje seus seguidores são de todas as idades. Frei Damião pregou de forma simples, aquilo que a Igreja Católica pedia e conquistou o carinho de todas as cidades por onde passou, era um homem baixinho, que aparentava fragilidade, porém sua voz calava um mar de gente, sua força de expressão e seu poder de oratória fazia com que seu conselhos fossem acolhidos e seguidos por muitos.

 Popular e respeitado, Frei Damião se tornou um dos maiores ícones religiosos do Brasil, sua fé que nunca se abalou, foi essencial para sua missão de mais de 60 anos caminhando por cidades do nordeste. Ganhou romarias, festa e museus. Hoje seu nome é colocado em escolas, praças, ruas e prédios públicos. E com o passar do tempo, sua fama continua crescendo, é em sua maioria a mesma concepção do velho missionário: "Um servo de Deus. Encurvado, barba e cabelos brancos com as nuvens, um olhar calmo e sereno, um paz que emana através de suas vestes, um ar de fé em cada palavra que saiu de sua boca. O Frei tímido, que trazia sempre um sorriso de esperança e um benção de verdade, o missionário que amou a Deus e nos ensinou a viver a Palavra de Deus". Com a morte de Frei Damião, o nordeste perdeu um amigo e um conselheiro, mais nosso altares ganharam mais um santo que através dos tempos continuara a mostra o Caminho, a Verdade e a Vida.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Romaria do Frei Damião 2017.
Especial | Texto por Antônio Oliveira.

Nenhum comentário