ESPECIAL: A essência de um povo movido pela Fé. - Blog Coisa Nossa

O PORTAL DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE

Post Top Ad

Gostou?Então Compartilha!

ESPECIAL: A essência de um povo movido pela Fé.

Compartilhe isso!

As vezes decisões duras precisam serem tomadas para que um novo sentido seja dado as futuras ações. Nessa complexidade de sentimento, percebemos que a alma de um romeiro, o orgulho de um filho dessa terra e o desejo de voltar as ver as ruas lotadas no próximo ano serão as forças que guiaram a "Juazeiro de Pernambuco" no caminho de uma nova história.

Foto: José Batista Neto.


  "Só faz romaria quem acredita, porque ela é um evento movido pela fé". Assim diz o Padre Pedro idealizador de um dos maiores eventos religiosos no Nordeste do Brasil. O evento nascido em 1993 foi criado para homenagear um dos maiores ícones da fé católica no mundo, Frei Damião que escolheu o Brasil para viver uma peregrinação que durou 66 anos. O frade viajava de cidade em cidade levando uma mensagem de fé e de esperança aos corações do sofredores e que encontravam na fé o porto de seguro para qualquer jornada que fossem travar.

 Este ano não irá acontecer a Romaria do Frei Damião em São Joaquim e isso chocou não só os moradores da cidade, mas também milhares de romeiros espalhados pelo país. A não realização do encontro dos romeiros de Frei Damião, não é, e não pode ser considerada o fim de uma história; afinal de contas, ela irá acontecer em 2018 com a graça de Deus e a fé que todos os anos leva mais 400 mil romeiros a lotarem as ruas e ladeiras da cidade que fica encravada no coração do Agreste Pernambucano.

 Os motivos que levaram ao cancelamento da romaria em 2017, são vários. São problemas que devem ser solucionados e  que precisam de um tempo para que sejam pensadas as melhores formas de entregar no próximo ano um evento ainda melhor para quem vinher  até o município. O Santuário de Frei Damião, no alto da serra, será fechado e passará por uma reforma, que pretende oferecer um espaço melhor para os fieis da Mãe das Dores. Além disso é necessário que a cidade passe por mudanças e comece a oferecer uma estrutura que atenda e acolha os romeiros de Frei Damião. Talvez seja essa a hora de São Joaquim do Monte, começar a ganhar e a se desenvolver a partir do turismo religioso.

Foto: José Batista Neto.
 Outro ponto que é positivo em tudo isso é que o cancelamento da Romaria mexeu com o coração dos São Joaquinenses. Agora todos puderam sentir o tamanho da importância da Romaria do Frei Damião para todos, incluindo evangélicos e ateus. Para quem nasce em São Joaquim do Monte, a romaria é algo que movimenta a cidade em vários aspectos, entre eles podemos citar: o social, que mexe com a referência e a identidade da cidade. O Cultural, por se tratar de um evento que apresenta atrações de cunho regional (grupos folclóricos, apresentações artísticas e shows), além do religioso, que é o ponto alto do evento. Não é a toa que mais de 450 mil romeiros estiveram na cidade em 2016.

Fieis na Praça de Evento em 2016 | Foto: Antônio Oliveira
 A partir de tudo o que podemos perceber com o cancelamento, chegamos a conclusão de que a Romaria é além de um evento, ela é a essência de um povo. Mais para que ela aconteça é preciso a união, é preciso trabalhar e fazer por ela aquilo o que ela sempre faz por milhares. Precisamos dar para a romaria o cuidado e a importância necessária. Não cabe somente a Igreja Católica e aos Governos, mas a toda população. Todos têm lutar e trazer as ruas uma romaria de todos, onde os comerciantes ganhem os seu dinheiro,  a cultura seja valorizada, a cidade ganhe investimentos que beneficiem a todos e principalmente seja aquilo que nos temos de maior valor.

Somos todos um rebanho de romeiros, que ganhamos de Frei Damião a missão de levar a palavra de Deus ao corações. Somos todos a Romaria, somos todos parte de um evento movido pela fé.




Blog Coisa Nossa Pernambuco
Sala de Leitura - Especial Romaria.
Por: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário: