O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Internet fica ruim quando chove: verdade ou mentira?

O céu começa a ficar nublado, vem aquela chuvarada e de repente a sua conexão com a Internet fica lenta ou simplesmente cai? Não são poucos os relatos sobre instabilidades no serviço em períodos de chuva. Mas, será mesmo que a chuva pode interferir na qualidade do sinal? O Blog Coisa Nossa pesquisou e traz para você esclarecimentos acerca da combinação chuva + Internet.

PROVEDORES POR SINAIS DE RÁDIO

A grande interferência da chuva na conexão de internet acontece em meios que utilizam o ar para disseminar os pacotes de dados. As conexões que operam por meio de sinais de rádio (antenas) são as mais afetadas com as nuvens carregadas.

As descargas elétricas, a umidade e os pingos de água presentes na atmosfera podem distorcer (de maneira bem acentuada) o sinal transmitido por ondas. Com esses pequenos “cortes” no sinal, os equipamentos de emissão e recepção do sinal não conseguem manter uma comunicação efetiva. Isso afeta também operadoras de telefonia móvel, a depender da intensidade das chuvas, prejudicando inclusive o serviço de voz.

CONEXÕES VIA CABO

Mas, a Internet de minha casa chega via cabo e mesmo assim, quando chove muito forte, em especial com raios e trovões o sinal cai. A chuva pode atrapalhar a comunicação dos pacotes de dados? No modo operacional em estado normal, não. Contudo, chuvas intensas podem oferecer barreiras para que as empresas disponibilizem o sinal corretamente.

Uma tempestade pode ocasionar a queda de energia em centrais de distribuição, derrubar árvores ou outro tipo de elemento, danificando a infraestrutura do cabeamento que leva a internet até nossas casas ou qualquer outro tipo de situação que, de alguma forma, interrompa o sinal transmitido pelos cabos.


MUITA GENTE USANDO AO MESMO TEMPO

Outro fator que pode deixar a Internet lenta ou até "derrubar" o sinal pode ser a quantidade de usuários utilizando o serviço ao mesmo tempo. Por estar chovendo, muitas pessoas optam por ficar em casa e passam a utilizar a conexão. A depender do provedor contratado, pode ocorrer sobrecarga pela alta demanda resultando em tráfego pesado. Nesses casos, o provedor contratado deve investir na expansão da capacidade de distribuição em massa de sua rede.

Infelizmente, em casos como estes, a única coisa que podemos fazer é avisar a empresa que oferece a conexão sobre a instabilidade da rede – esperando que o fato seja apurado e resolvido o mais rápido possível.

Com informações do TecMundo

Nenhum comentário