O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

CULTURA: Forte das 5 Pontas pode ser considerado Patrimônio Cultural Mundial.



O Forte das Cinco Pontas está pleiteando, junto à Unesco, o título de Patrimônio Cultural Mundial. O equipamento é um dos 19 fortes brasileiros e equipamentos históricos prioritários do país, que o Iphan classificou como Conjunto de Fortificações do Brasil.

Desde a segunda-feira passada e até hoje, o Forte das Cinco Pontas, localizado no Bairro de São José, sedia o Seminário Internacional Fortificações Brasileiras - Patrimônio Mundial: estudos para análise de modelos de gestão e valoração turístico-cultural, promovido pelo Iphan. No final da manhã desta sexta-feira, o prefeito Geraldo Julio participa do encerramento do evento e assina a Carta do Recife, documento que reforça a candidatura dos 19 fortes brasileiros e que estabelece diretrizes para o estabelecimento de parcerias público-privadas e para a certificação de destinos patrimoniais, visando acordos específicos para cada fortificação.

Além do Forte das Cinco Pontas, outros dois equipamentos pernambucanos estão nessa lista: o Forte do Brum, também localizado no Recife e o Forte Orange, da Ilha de Itamaracá. O grupo também é formado por fortes localizados no Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Todos, de acordo com o Iphan, são produtos da ocupação marítima portuguesa e holandesa, representando com a máxima fidelidade as construções defensivas implantadas àquela altura nos pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais do Brasil, que mais tarde viria a ser considerado o maior país da América Latina.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações: Diario de Pernambuco.
Publicar no Google Plus

O Blog Coisa Nossa Pernambuco

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: