O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA: Um Brasil Real que se esconde para o brilho do Brasil Oficial.

Vivemos em um Brasil divido em dois países: O País Oficial e o País Real. Assim definiu Machado de Assis. Tentando interpretá-lo e colocando essa divisão nos padrões em que vivemos, podemos chegar a duras constatações.



 Um país que se mostra corrupto. Esse é o primeiro e mais importante ponto a ser analisado do País Oficial, sim, o país oficial é de poucos e logo você irá entender o porque que se afirma isso. Imagine a seguinte situação: Você está na fila de um posto de saúde, esperando por quase 3 horas para conseguir seu objetivo que nada mais é do que ir ao médico. Você chegou lá às 5 horas da manhã, sendo esse o único jeito de conseguir um senha para a consulta. Às 7 horas abre o posto e você é recebe a ficha número 9 de um total de 10 senhas. Parabéns você conseguiu sua senha, mas, vamos entender agora o que chamamos de Brasil Oficial.

 Após distribuir as 10 senhas, chega um dona de casa precisando de consulta medica para um de seus filhos, o recepcionista, diz que não há mais senhas e que o ela deve voltar outro dia. Mesmo assim a mãe de família explica que não pode vir mais cedo porque teve que arruma o café de seu esposo para que ele fosse ao trabalho e também não tinha com que deixar as crianças. Com todas as explicações o recepcionista mantem a palavra e diz que não pode fazer nada, a mulher mesmo indignada vai embora. Às 9 horas o médico começa a atender e você logo será atendido, mas, pouco antes de chegar sua vez, chega a esposa de um vereador da cidade e diz ao recepcionista que precisa passar no médico, de pronto o funcionário do posto encaixa a esposa do vereador na lista de atendimento do médico. Agora surge a pergunta: Qual é a sua reação ao ver toda essa cena?

Pois bem, acabo de lhe apresentar o Brasil Oficial, o país do jeitinho para uns e sem jeito para outros, um pais onde quem tem cargo alto ou dinheiro no bolso é privilegiado. O Brasil Oficial é frequentemente apresentado na manchetes de jornais e nos programas de rádio e televisão e ninguém parece se importar verdadeiramente com o caos que vive toda uma nação que é vitima de sua rais histórica, onde o roubo da nossa dignidade começou, quando nem sonhávamos em  existir, no período que conhecermo como Colonização Portuguesa. No país oficial, pobre não tem vez, nele o nível de escolaridade é baixo porque o filho do homem do campo escolher pegar a enxada e ir para o plantio ajudar seu pai a garantir o sustento de casa. Neste lado do país, a saúde é um caos, não se tem médicos, medicamentos e muito menos respeito com quem precisa, aqui a vida é de minorias e a grande massa clama por melhorias que vem a passos de tartaruga. Esse Brasil é arcaico e presente ao mesmo tempo, esse Brasil é velho e se faz vivo em nossa história e se nada for feito será o nosso legado por séculos.

 Mas.... E quanto ao outro Brasil, o Brasil Real. O que ele é? O que tem de diferente nele? Meus amigos, o País Real é  lindo, é encantador, é formado por um povo guerreiro, onde mesmo diante da dor não deixa de sonhar em dias melhores. Rico em cultura, esse Brasil, é o País que eu quero ver no futuro. Onde o Seu Zé da Venda, todo dia passa lá na esquina do mercado e dá pão pra Aninha que mora na rua e mesmo que a gente não saiba de onde vem, ela sempre ajuda a Dona Luzia, que tem deficiência visual, a atravessar a rua. A sem esquecer do Doutor Paulo que é médico e todo mês passa lá na vila que é longe e o povo não pode vir no posta da cidade. E jamais esqueceria de seu Carlão que era professor e hoje tá lá na prefeitura governando o nosso povo, cuidando da educação, dando oportunidade para os nossos jovens e sempre no meio dos que mais precisa. Sim! Você que tá lendo por um momento, pensou que estava lendo uma história inventada de livro para criança. Não diga que não. Eu sei parece que tudo isso não existe, mas o Brasil Real existe e é desse jeito, a nossa gente tem bom coração, tem alegria e batalha todo dia por algo melhor, esse Brasil pode virar realidade, isso só depende de cada um de nós. Basta fazer a escolha certa, basta ter força de vontade, a cada dia se dá um passo e quando menos esperarmos estaremos vivendo o Real. Isso só depende de nós. E ai vai querer viver no pais das minorias ou no Brasil da maiorias.

Blog Coisa Nossa Pernambuco.
Texto: Antônio Oliveira.
Sala de Leitura.

Nenhum comentário