O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LOCAL: São Joaquim do Monte aparece em 3º lugar no ranking dos municípios.

A Terra da Romaria obteve 87,63%  no índice divulgado pelo TCE sobre a clareza na prestação de informações contábeis e orçamentárias da prefeitura.



 

Tribunal apresentou, nesta terça-feira (10), Índice de Convergência Contábil, que mostra como as prefeituras cumprem leis e divulgam prestações de contas. nenhuma cidade pernambucana apresenta um nível ‘desejado’ ou ‘aceitável’ de clareza de divulgação de informações contábeis e orçamentárias nas prestações de contas. É o que mostra o Índice de Convergência Contábil dos Municípios (ICCpe), estudo elaborado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). 

 O Tribunal usou como base as prestações de contas de 2015. Das 184 prefeituras de Pernambuco, 77% foram enquadradas no nível ‘moderado’. O TCE-PE informou, ainda, que 19,57% dos municípios tiveram nota ‘insuficiente’ e 3,26% estão em situação ‘crítica’.

O líder do ranking de convergência e consistência contábil é Canhotinho, no Agreste. A prefeitura ficou com o índice de 89,95%, numa escala que vai até 100%. O nível de transparência das ações da cidade foi considerado ‘moderado’.

O último lugar ficou com Paudalho, na Zona da Mata Norte, que teve índice de convergência e consistência de 25,52%, enquanto o nível de transparência, de acordo com o TCE-PE, é ‘crítico’. O Recife, a capital e principal cidade do estado, teve índice de 62,37%. Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior município pernambucano, ficou com 80,93%.

Os dez primeiros colocados

Canhotinho - Agreste (89,95%)
Cupira – Agreste (98,19%)
São Joaquim do Monte – Agreste (87,63%)
Altinho – Agreste (86,86%)
Belo Jardim – Agreste (86,08%)
São Benedito do Sul – Zona da Mata Sul (86,08%)
Exu – Sertão (85,31%)
Lagoa dos Gatos – Agreste (85,31%)
Panelas – Agreste (85,31%)
Lagoa do Ouro – Agreste (85,05%)

Para estabelecer esse ranking, o TCE-PE adotou alguns critérios. Entre os itens de convergência, estão: estrutura e forma de apresentar o balanço orçamentário, estrutura e apresentação do balanço financeiro, apresentação do balanço patrimonial, de variação patrimonial, de fluxo de caixa, além de estrutura e forma de notas explicativas.


Blog Coisa Nossa Pernambuco - Com Informações do G1.

Nenhum comentário