O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Conheça a tradição da Festa de Santos Reis.

Hoje comemora-se o dia de Santo Reis. Mas... Você conhece a história por trás dessa tradição? Sabe onde se originou a festa e quem são os três reis que presentearam Jesus após o seu nascimento?



 A Festa de Santos Reis ou popularmente conhecida com Folia de Reis é uma festa de origem portuguesa, que chegou ao nosso país no século XVIII. A tradição se inspira nas passagens bíblicas que contam a história do nascimento de Cristo, no texto bíblico os reis do oriente teriam seguido uma estrela até o local onde estava o Menino Deus, lá o adorara e ofereceram presentes. 

 Não se sabe se foram mesmo três reis, três pessoas, mas se supõe que fossem três pela quantidade de presentes ofertados a Jesus: Ouro, Incenso e Mirra que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do menino recém nascido. De acordo com a tradição um era negro (africano), outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Se é difícil dizer se eram realmente três, imagine saber os nomes dos personagens da Bíblia, os nomes que conhecemos hoje foram dados foram dados por um cronista inglês, chamado Beda, ele viveu entre os anos de 673 e 735 d.C, ele batizou chamando os reis de: Gaspar, Berchior e Baltasar. 





A Tradição de Santos Reis em São Joaquim do Monte.

  Em 6 de janeiro de 1916 o então povoado São Joaquim dava incio as Festa de Reis. Na época os frequentadores da pequena Capela erguida nas terras em que hoje conhecemos por São Joaquim do Monte, pertenciam ao município de Bonito. Ao contrario do quem vem acontecendo com algumas antigas tradições nordestinas os festejos de Santos Reis em São Joaquim, continuam vivos é claro que apresentam marcas da modernização e de mudança sofridas na própria organização da festa.

Por que a Festa de Reis em São Joaquim do Monte homenageia também o Padroeiro da cidade?

 É um fato bastante curioso, a tradição religiosa das Festa de Reis homenageiam apenas os três reis magos, mas a Paróquia de São Joaquim inclui nas comemorações a festividade em homenagem ao seu padroeiro São Joaquim. Isso acontece não só por motivos de tradição, mas também pelo fato de que a festa oficial do padroeiro (definida pelo Vaticano), acontece em 26 de julho e pelo período chuvoso na região que atrapalha a realização do evento assim como por outros motivos, a paróquia resolveu colocar as festividade do padroeiro no período de Santos Reis.

Porque a Festa de Reis em São Joaquim do Monte não acontece no dia de Reis?

  Há alguns anos a festa deixou de ser realizada no dia 6, dia que é comemorado do Dia de Santos Reis. Isso acontece por vários motivos. Primeiro porque na região varias cidade realizam a festa e por uma questão de divisão as cidades dividem os dias do mês de janeiro, gerando assim uma sequencia de festa em todo Pernambuco. Depois,  a escolha da data não influencia o período de realização coincide com os festejos de Reis na Igreja Católica. Atualmente as festividades de reis contemplam uma programação 'profana', com apresentações de bandas musicais de diversos ritmos.


Blog Coisa Nossa Pernambuco - Por: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário