Só uma cidade atinge índice 'desejável' de transparência, diz TCE-PE. São Joaquim do Monte apresenta índice "insuficiente"
![]() |
184 prefeituras tiveram os portais analisados pelo TCE-PE (Foto: Reprodução/TCE-PE) |
Recife é a única cidade de Pernambuco a obter um nível 'desejável' no ranking de transparência de gestão pública elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). O levantamento, denominado Índice de Transparência Municipal (ITM), foi divulgado nesta quarta-feira (21). O tribunal avaliou as administrações das prefeituras no exercício de 2016 em 184 municípios. Apesar disso, a média-geral aumentou 17% em relação ao ano passado.
Em 2016, segundo o tribunal, 32 cidades tiveram o índice considerado 'crítico'. O TCE-PE também classificou a situação de 69 cidades como 'insuficiente,' e de outras 78 como 'moderado'.
No ano passado, 49 cidades estavam em situação 'moderada', 77 'insuficiente e 52 'crítica'. Esse é o segundo consecutivo em que o Recife aparece como único muncipio com índice 'desejável' de transparência.
O levantamento foi feito pela primeira vez em 2015, quando a média geral de transparência nos municípios atingiu apenas 362,11 pontos. A escala vai de de zero a mil.
A cidade de São Joaquim do Monte, Agreste, apresentou índice de transparência calculado como "Insuficiente", com pontuação em 303. Entre os dados não apresentados de modo satisfatório estão Gestão Fiscal; informações quanto ao valor de empenhos, liquidação e pagamento; informações sobre processos licitatórios; prestação de contas; cumprimento efetivo da Lei de Acesso à Informação e ferramentas adequadas de acesso às informações nos canais, a exemplo do Portal da Transparência municipal e informações incompletas no Portal Oficial do município. Para visualizar todos os dados, CLIQUE AQUI.
Da Redação Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do G1PE / TCE-PE
Nenhum comentário
Postar um comentário