O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

63 anos de Emancipação Política de Camocim de São Félix

Camocim completa 63 anos de Emancipação. Foto: José Batista Neto
O município de Camocim de São Félix, no Agreste pernambucano alcança nesta quinta-feira (29), 63 anos de Emancipação Política. Apesar de não existir uma grade de programação alusiva à data, é feriado municipal. Comércio e repartições públicas estão fechadas.

Camocim de São Félix era um ponto de passagem de tropeiros a caminho de Bonito. Segundo fontes históricas, a ocupação das terras iniciou-se por volta de 1890. Fazendeiros oriundos de Bezerros avaliaram a possibilidade de cultivar café na região, devido ao clima frio, à altitude e o terreno propício. Estabeleceram-se logo após a serra do Aires e da Palmeira, no sítio Palmeira.
O distrito de Camocim de São Félix foi criado por Lei Municipal de nº 02, de 20 de abril de 1893, com a denominação de Camocituba.
Em 1895, iniciou-se no povoado nascente a construção de uma capela dedicada a São Félix de Cantalice, concluída três anos depois. O povoado inicialmente foi denominado Camocim. Posteriormente a vila passou a chamar-se Camocituba, em 1943. A Lei estadual nº 1.818, de 29 de dezembro de 1953, transformou o distrito em município, desmembrado-o de Bezerros, tendo sido instalado em 15 de julho de 1954.Na revisão dos topônimos municipais de 1954, o município passou a ser denominado de Camocim de São Félix.
Segundo Mário Melo (1931) e Daury da Silveira (1982), Camocim provém de camucim, do tupi kamu’si: pote, vaso, urna funerária. Já nos registros do IBGE, a palavra provém de caá: pau + mocina: polir, significando “pau lavrado”, ou ainda “buraco de enterrar defunto” (co: buraco + ambyra: defunto + anhotim: enterrar).
A cidade vem experimentando um crescimento econômico com base no comércio.


Blog Coisa Nossa Pernambuco 

Nenhum comentário