O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA: A dor da saudade e a força do amor.

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós. E Deus um dia nos colocará juntos novamente".



 Chega o dia de finados, triste, tenebroso e até mesmo sem sentido para algumas pessoas. O que ninguém pode dizer é que não tem ninguém para sentir saudade neste dia dedicado a aqueles que já não estão entre nós. De acordo com a tradição cristã, o dia dos fieis defuntos é um dia para se rezar e recodar os entens queridos que partiram na esperança da ressureição. Nas muitas tradições espalhadas pelo mundo, cada um celebra esse dia como melhor achar, a tradição do Mexico por exemplo, para os mexicanos o dia é de festa, celebração da vida, não há espaço para a tristesa, no Brasil a tradição é de celebrar o dia indo ao cemitério, levar flores e ascender velas e o dia ganhar um sentido mais triste e calmo.

 Lidar com a morte não e nunca será facil, a dor da perda, o sentimento de vazio e a solidão provocada pela morte é muitas vezes insuportavel. Muitos especialistas dizem que o luto deve ser vivido e que a dor seja sentida. Só assim poderemos passar pela dor da partida que a separação feita pela morte nos faz sofrer. Mas o que nos fazsentir tanta dor? Que sentimento está escondi atrás da dor da saudade de quem partiu?

 Ao certo nunca saberemos, é impossivel entender tudo que rodeia o mistério da morte, mas uma coisa podemor ter certeza, só se chora e só sentimos saudades de quem amamos, a dor da morte não seria tão dificil se não houvesse o amor. Se não fosse assim que sentido faria chorar e passar dias sentido que o mundo perdeu a alegria e que a aquela pessoa querida fará falta para sempre. O que explicaria a uma mãe que pedeu seu filho, o vazio que ele eternamente sentirár por ama-lo ou o que dizer a um marido que pedeu sua esposa e que era seu grande amor. A dor do luto está ligada ao fato do ser humano amar, o amor é o maior elo de ligação entre duas almar e  dois corpos.

 Mas o mesmo amor que faz doer no luto, nos ajuda a supera-lo. Não uma superação concreta porque sempre haverá espaço para a saudade e lembranças ao lado daquele ente querido, mas o amor por nós mesmo, o amor e a sabedoria de que um dia estaremos juntos com eles novamente nos ajudam a seguir a caminhada da vida até nos deparamos novamente com morte e um novo ciclo recomeçar.

 Nessa noite de finados ao deitarmos a cabeça no travesseiro e o filme de momentos passados começar a passar em nossa mente, ame, ame cada uma dessas lembrança. Ao acordar lembre-se que ainda temos varias pessoas para amar, um milhão de momentos para viver e muitos dias para viver o amor, a força do amor que nos uni na eternidade. 

Da Redação Blog Coisa Nossa Pernambuco
Texto e Imagem por: Antônio Oliveira

Nenhum comentário