a Paz Interior | Blog Coisa Nossa

O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Paz Interior

Existe uma intensa procura por paz. Somos uma geração estressada, acelerada, com um compasso fora do comum. Buscamos ocupações e esquecemos de dedicar um momento para desacelerar, desintoxicar, se permitir descansar de fato.

Os problemas estão aí, principalmente de saúde. Muitas doenças são provocadas por uma cultura do acelerar e do estresse. Encontramos desculpas para tudo, menos para justificar nossas atitudes frente ao nosso eu, às nossas atitudes. Costumamos lançar a culpa nas pessoas, no sistema, na sociedade, no mundo e até em Deus e não paramos um pouco para refletir sobre nossas próprias maneiras de encarar o mundo e dessa forma, estabelecer um elo de reconciliação conosco e com todos que leva ao repouso tão desejado, ao que chamamos de paz interior.

Essa paz não se vende em farmácias nem manipuladas em laboratórios. Ela nasce da compreensão do que somos e de nossas respostas aos estímulos externos. Somos uma "caixa" que vai acumulando experiências de vida e saber separar cada item é essencial para esse equilíbrio. É importante alertar o leitor que a Paz não é apenas algo emocional, mas uma força que impulsiona, leva a diante, sentido de plenitude.

Muitas pessoas encaram a paz interior apenas como uma experiência emocional. Não são raras as promessas de "experiências" que levem a um estado emocional pleno - isso é bom, mas, deve ser um ato contínuo, de constante cultivo. Um processo, um objetivo, uma construção. Não dá para se ter uma estabilidade, uma linha emocional estática frente aos desafios de nossa realidade, mas, é possível se encontrar e fazer encontrar. Extrair das experiências da vida, a essência e o caminho para o bem estar. Apesar dos problemas, temos o direito de experienciar uma paz que vai brotar não do exterior.

Dedique um tempo para si. Procure desacelerar...um local tranquilo para refletir, saborear as pequenas coisas e se motivar. Renove suas energias dedicando um tempo para se fazer o que te faz bem: um encontro com os amigos, uma viagem, conviver com a família, frequentar uma igreja ou grupo...

Faça que a Paz Interior brote: não a sufoque e irradie essa paz aos que estão ao seu redor.

Até a próxima!


José Batista Neto - Jornalista


Blog Coisa Nossa


Publicar no Google Plus

O Blog Coisa Nossa Pernambuco

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: