O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

[TEC] Terra da Romaria à Margem da Tecnologia para Todos

Dificuldades com Telefonia, pouca oferta  Banda Larga e falta de investimentos públicos em Inclusão Digital deixa a cidade da Romaria fora do compasso tecnológico



Você precisa fazer uma ligação importante e extremamente dependente de uma Operadora de Celular. Tenta uma...duas...três vezes. Consegue completar a chamada, mas, nem chega na metade e a ligação cai. Contrata um provedor de internet que divulga uma determinada velocidade mas, não entrega nem os 30% obrigatórios em qualquer contrato de Banda Larga. E, navegar por uma caduca rede 2G é o últimos dos tormentos para uma geração conectada. Para completar, não existe oferta de conexão pública gratuita ou telecentros comunitários - o que seria uma mão na roda.

ALÔ...???

Sabemos que Operadoras de Telefonia Móveis são empresas com interesses voltados para a lucratividade -natural. No entanto, essas empresas enxergam o Interior, em especial as cidades pequenas como "segundo plano" chegando ao cúmulo de transferir tecnologia e equipamentos obsoletos dos grandes centros para cidades menores. Dessa forma, dá para entender os transtornos que tantas vezes estamos sofrendo. Além disso, não se investe em ampliação da rede nem o tráfego de dados, tão necessário nos tempos em que o telefone deixou apenas de ser um equipamento para fazer ligações.
Torre da Serra é Compartilhada entre TIM e CLARO. Imagem: BCN


O município de São Joaquim do Monte é coberto atualmente pela TIM (tecnologia 2G) com duas torres (Serra /Cohab) e CLARO (tecnologia 2G/3G) usando a torre da serra da TIM - regime de cessão por Comodato.  Cerca de 70% dos telefones móveis registrados na cidade são fidelizados à TIM  o que torna a rede com tráfego pesado num maior aumento de telefones da cidade. Podemos usar por exemplo a Romaria do Frei Damião, fato em que a própria Operadora reconhece a dificuldade de atender a um tráfego quase três vezes o normal.

Uma das alternativas seria uma investida do Poder Público local no sentido de cobrar da Operadora qualidade no serviço, inclusive com a implantação da rede 3G.

BANDA LARGA LIVRE E GRATUITA

Infelizmente cidades menores ainda estão distantes de uma Banda Larga real e ideal. A carência de investimentos em Fibra Optica e mecanismo de aumento do tráfego de dados deixam para trás os pequenos centros urbanos no quesito acesso à Internet. No entanto, alguns municípios vêm se destacando com projetos que visam a inclusão digital através de projetos de "cidade conectada". Além de oferecer internet aberta em praças, locais de lazer, bibliotecas e outras áreas, é ofertada conexão com a rede mundial de computadores de forma gratuita, tendo apenas por requisito estar em dia com os impostos municipais.

Outro ponto que pode ser modelo para a Terra da Romaria seria a implantação e disponibilização de Telecentros -  não apenas como lan houses, mas com uma programação de cursos e oficinas visando principalmente a juventude, com cursos na área de desenvolvimento, construção de ferramentas, sites, aplicativos e uso consciente da internet. É possível, restando apenas interesse político e visão voltada para essas necessidades dos tempos da geração conectada.

"Inclusão Digital deve ser uma das prioridades de qualquer governo que se diz em sintonia com o seu povo"


O QUE A TERRA DA ROMARIA PRECISA?

São Joaquim do Monte, dentro de seu natural contexto de cidade com promissor centro do turismo religioso deve, antes de tudo, estar preparada em sua infraestrutura. Quando se fala nesse assunto, não se limita às ações essenciais como iluminação, pavimentação e praças. A cidade tem de ser modelada num contexto geral, preparada dentro de uma visão moderna em que seus moradores e visitantes possam se sentir verdadeiramente em casa e dentro de seu tempo. Imagine chegar na cidade e ter internet em alta velocidade livre na praça? Ou não ter problemas para fazer uma ligação para pedir uma pizza? 


Enfim, são pautas que não fazem parte de um mundo distante, mas de uma necessidade presente. Tecnologia hoje é essencial e não luxo.


Até a próxima! ;)

Central de Jornalismo
Blog Coisa Nossa Pernambuco

Nenhum comentário