O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

A cultura anda se perdendo e nem Aba da Serra toca mais.

A cidade cresceu ao som da bela Banda Musical Aba da Serra que hoje só existe na lembrança dos amantes da história.

 
Foto: Aquivo BCN
Ai que saudades do tempo de outrora quando a Banda Musical Aba da Serra ganhava as ruas da cidade e fazia nosso coração bater no ritmos das alvoradas, a Aba da Serra nascida entre nosso montes era a marca da nossa gente, tinha a graça do nosso povo, fazia a história e consigo trazia a alegria e o nome da nossa cidade.

Como não recordar das procissões com o sublime soar dos sopros e do forte tom da precursão, aquilo era vida e tradição, emocionava e nossas caminhada penitencial ganhava mais sentido. "A Aba da Serra é um patrimônio da cidade. Lembro das alvoradas nas Festas de Reis, o acompanhar de modo solene a procissão, além de participar de eventos dentro e fora da cidade", recorda José Batista Neto, sobre a importância da banda em sua memoria.

Para essa história ser tão querida, muitas pessoas suaram e deram o seu melhor, a exemplo de nossa querida Lucidalva Pereira, peça importante para o incio da banda, quando lá no inicio ela ia buscar o Maestro Eraldo que na época trabalhava na delegacia de Camocim de São Felix e assim com 21 componestes a banda ganhou forma e nome. Com garra tentou se manter por entre os anos e infelizmente não consegui sobreviver. 

Com a falta de investimento a cidade perdeu seu marco musical, sua expressão de música para toda a região. Não só na nossa São Joaquim mais em muitas outras cidades da região que por falta de cuidado e de investimento perderam parte de suas marcas históricas. No Caso da Aba da Serra os instrumentos antigos não suportavam a longa jornada e digo isso porque também integrei a banda em minha curta passagem pela sua história. A falta de um local adequado para os ensaios e a falta de cuidado e carinho fizeram esse pedaço da nossa rica identidade se pede.  

A mais de um ano a Banda Musical Aba da Serra foi calada e poucos perceberam. Sabe porque? Porque estamos acostumados a olhar para frente e esquecemos que muito do que somos hoje é porque lá atras pessoas começaram a construir, deixarmos se perder pedaços importantes da nosso livro histórico. E que bom seria se um dia nós pudêssemos abrir os olhos e entender que a valorização da nossa gente e de nossa cultura é tão importante quanto saúde e educação. A música tem o poder supremo de instigar o jovem, melhor seu comportamento e afasta-lo das mazelas deste mundo de violência e drogas. 

Precisamos urgentemente atrair nossos jovens para um mundo melhor, temos um bom exemplo a Orquestra de Violinos de nossa cidade, que bom que ela existe, mais nem por isso podemos deixar a Aba da Serra sumir. Quanto mais melhor, quanto mais espaço o jovem tem, quanto mais cultura ele recebe, quanto mais investimento neles nossa cidade tiver melhor pra mim, pra você que esta lendo e para aqueles que nem cheguem a ver esse texto. 

Não estamos aqui criticando ninguém, estamos aqui para narrar e mostra um fato da nossa história que se perdeu e que merece voltar e ter uma resgate, nesse ano tão importante, em um momento impar como esse de eleições municipais. Que nossos políticos independente de Partido A ou B, vejam que vale apena esse investimento. Vale apenas trazer de volta a nossa Banda Musical Aba da Serra que nada mais é do que um patrimônio do nosso povo. 

Central de Entretenimento Blog Coisa Nossa.
Retratos do Passado / Sala de Leitura.
Texto: Antônio Oliveira / Imagem: Arquivo.

Nenhum comentário