O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Especial: Inocente ou culpado? Lula é alvo da 24ª Fase da Operação Lava Jato.

Um país inteiro dividido entre apoiar o ex-presidente ou culpá-lo por um do maior esquema de corrupção da história do Brasil.



A data de 4 de março de 2016, fica marcada pelo início da 24ª fase da Operação Lava-Jato  que investiga os desvios e dinheiro da Petrobras. O nome dado a operação se deve ao uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis  para movimentar os valores de origem ilícita supostamente, desde 1997.

No dia de hoje, desde as primeiras horas os olhos se viraram para a casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o país por dois mandatos e é apontado como um dos melhores presidentes da história do Brasil. Mesmo assim, ele é o principal alvo das investigações desta nova fase da Lava-Jato. De acordo com a Força Tarefa da Operação Aletheia, expressão grega que significa "caminho para a verdade", existem evidencias de que Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras.

O ex-presidente foi levado para depor no Aeroporto de Congonhas por volta da 8h30min onde ficou até as o final da manhã. Enquanto fazia seus esclarecimentos, manifestantes pró-governo e contra o PT protestavam. Quando saiu do aeroporto, Lula foi para o Diretório do Partido, onde concedeu coletiva de imprensa.

Em seu discurso Lula  se disse dignado e magoado. "Eu merecia mais respeito pelo que fiz a este País"; além de criticar a ação do Ministério Publico Federal e também a Polícia Federal:  "Nunca na minha vida tive nada fácil, mas eu pensava que, aos 70 anos de idade, poderia me aposentar e apenas ser cabo eleitoral. Acho que existe uma intenção no comportamento da Polícia Federal e do Ministério Público que é muito grave [...] Quero saber quem vai me dar um apartamento, quem vai me dar a chácara que dizem que é minha. Espero que, quando tudo isso acabar, alguém me dê realmente a chácara ou o apartamento no Guarujá, que uso por serem dos meus amigos, porque meus inimigos não me emprestam nada."

Muita água ainda vai corre até que a operação chegue ao fim  O mais importante é que estão investigando a fundo todo o esquema de corrupção e seus envolvidos  Se o ex-presidente é culpado ou não, isso só o tempo irá dizer. Afinal, é preciso que todos os culpados paguem pelo seus erros e que as futuras punições sirvam de exemplo para que outros não ousem a sarrar e brincar com o dinheiro publico.

Central de Noticias e Matérias Especiais do Blog Coisa Nossa.
Texto: Antônio Oliveira.
Fontes de Pesquisa: Estadão (politica.estadao.com.br), BBC Brasil (www.bbc.com) e Ultimo Segundo (ultimosegundo.ig.com.br).

Nenhum comentário