O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

AGRESTINA: Empetur visitará representantes da RT Encantos do Agreste esta semana

Decom / Prefeitura de Agrestina
A cidade de Agrestina, no Agreste,  sediará a primeira reunião entre os representantes da nova Região Turística de Pernambuco, a Encantos do Agreste, e os técnicos da Diretoria de Estruturação Turística da Empetur. O encontro, marcado para as 8h do próximo dia 31, terá como principal pauta a criação de uma Instância de Governança,  que funciona como uma espécie de conselho para o trade turístico de uma região. Participarão representantes de Agrestina, Lagoa dos Gatos, Cupira e Panelas. A reunião ocorrerá na sede da Secretaria, na Rua Capitão Cadete, 58, no centro de Agrestina.

Outro encontro do tipo havia ocorrido em 21 de março para inteirar todos acerca da  documentação solicitada pela Empetur para que haja o reconhecimento do grupo. Este foi o mesmo grupo que criou a Rota 104, que engloba ainda outras cidades margeadas ou cortadas pela rodovia. O secretário de Cultura, Turismo e Juventude, que preside a Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e também foi escolhido para a coordenação regional da Região Encantos do Agreste, Josenildo Santos, explica que esta é uma das exigências do Ministério do Turismo para a criação de uma RT. “Assim, unimos  representantes públicos e privados, que tenham relação direta com o turismo, a exemplo de  hotéis, restaurantes, meio ambiente, transporte, educação e saúde das cidades.

Entre as exigências para fazer parte das regiões turísticas estão a necessidade de ter algum órgão que representa o turismo, seja Diretoria, Secretaria ou até mesmo setor. Também é necessário ter dotação orçamentária para o turismo inclusa na Lei Orçamentária Anual (LOA). Por fim, deve ser assinado um Termo de Compromisso pelo secretário ou pelo prefeito do município informando que irá atender a essas exigências.

A data para que todos os municípios se manifestem para participação no Programa e cumpram as exigências de documentos ficou definida como 30 de março. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos,, o município cumpre todos os requisitos para efetivar o reconhecimento como Região Turística de Pernambuco. A confirmação das alterações será feita pelo Conselho Estadual de Turismo após o envio da documentação.

Da Redação
Com Informações do Blog do Jonata Daniel

Nenhum comentário