O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

FESTA DE REIS: Carrossel Manual, Canoas e Chapéu Mexicano

Os parques de diversões foram acompanhando os tempos.

Um dos atrativos da Festa de Reis, no decorrer dos seus 100 anos é o parque de diversões. Nos dias atuais, os brinquedos acompanham o processo de evolução e mordernidade, mas por muito tempo, equipamentos simples eram motivo de alegria.

Canoas de Madeira. Imagem: Internet
Anos 60 e 70 do Século passado. No local da festa encontrava-se um carrossel. Para que o brinquedo funcionasse, era preciso um impulso e alguém numa espécie de manivela, que dava movimento. No meio, um sanfoneiro tocava as "modas" de época e os cavalinhos giravam. A energia elétrica era instável e garantida através do conhecido "motor". Mas, o que era gerado era insuficiente para atender residências - poucas que desfrutam do conforto - e segurar fios de gambiarra com lâmpadas de claridade duvidosa, complementada com candeeiros.

As canoas de madeira até pouco tempo acompanhava os parques. Eram construídas com madeira e empurrada por um funcionário ou pais. O balançar causava enjôo em algumas pessoas e frio na barriga. Talvez elas resistam em poucos eventos, mas foram sucedidas por atrações modernas.

Chapéu Mexicano 
Um barulho quase ensurdecedor do motor movimentava o Chapéu Mexicano: um equipamento de movimento circular, que disponibilizava cadeiras de ferro amarradas por correntes, girando. A "adrenalina" aumentava no aumentar da velocidade, graduada pelo ligar e desligar do barulhento motor.

Foram diversões que não faltavam nas Festividades de Santos Reis de outros tempos, gravadas no amplo memorial afetivo da cidade.

Nenhum comentário