O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CAMOCIM: Parabéns para a Cidade Clima Frio de Montanha!

Município celebra 62 anos de Emancipação sendo polo de uma região e com um dos climas mais aconchegantes do Estado

Capela dedicada a São Félix. Hoje Matriz de São Félix
A cidade de Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco, celebra neste dia 29 de dezembro 62 anos de Emancipação Política como um município promissor. Localizada no topo de uma montanha, agrega localização geográfica privilegiada e um típico clima inconfundível.

Raízes

Caçadores e tropeiros que se dirigiam para Bonito encontraram pouso agradável na aba da serra da Palmeira. Um local de mata fechada e com presença indígena, o que atiçou a curiosidade de se explorar.

Em 1890 fazendeiros de Bezerros avaliaram a possibilidade de cultivar café nestas terras, levando em consideração o solo fértil e o clima propício. Foram se estabelecendo nas proximidades de Serra de Aires e Palmeira. Logo se percebia o nascimento de um povoado que margeava a trilha que ligava Bezerros a Bonito: nasce Camocim.

Já em 1895 foi iniciada a construção de uma capela que seria dedicada a São Félix de Cantalice, no local onde hoje se encontra a Matriz de São Félix. Seria o marco zero da cidade nascente e ponto de convergência para diversas regiões.  O povoamento passou a ser denominado Camocim, do tupi, Kamu'si (pote, urna funerária) - resquício da presença indígena na região.
Cidade celebra 62 anos

Com o passar dos anos, a vila de Camocimtuba foi atraindo mais moradores. Em 29 de novembro de 1953, a vila passa ser cidade e oficialmente chamada de Camocim de São Félix.

Nos dias atuais o município tem sua força econômica na agricultura, com forte tendência e migração para comércio. A cidade com cerca de 20 mil habitantes é governada por Uilson de Moura França (PTB) e tem por festa principal a Festa de São Félix, evento esse que reúne os filhos ausentes e turistas das mais variadas regiões.

Camocim de São Félix é um próspero município que hoje congrega com alegria seus filhos.

Nenhum comentário