O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Romaria do Frei Damião: Um evento movido pela fé.

Blog Coisa Nossa -  Especial Romaria do Frei Damião.


 Criada em 1993 a tradicional Romaria do Frei Damião, foi idealizada pelo pároco do município de São Joaquim do Monte, o Padre Pedro, durante os três primeiros anos o evento contou com a presença de seu principal homenageado, Frei Damião que só deixou de participar por decorrência de sua saúde debilitada que cominou com sua morte em maio de 1997.
 Mesmo após a morte do grande “Missionário do Nordeste”, os fiéis não param de vir à cidade durante os dias de romaria. Hoje o evento atrai milhares de católicos que enchem as ruas e principalmente as ladeiras que dão acesso ao Santuário de Frei Damião, localizado no alto da serra, onde o gigantesco monumento do frade capuchinho abençoa todos os romeiros. A maratona de celebrações começa sempre cedinho durante os festejos da romaria. Todos os dias são recitados o Oficio da Imaculada Conceição que quase sempre é sucedido de uma celebração eucarística ou pelos cânticos das Santas Missões.  São realizadas confissões, terços, louvores entre muitos outros momentos de reflexão.
 Quando é chegado o domingo, considerado o principal dia da festa, a população da cidade dobra e a emoção toma conta dos corações do fies de Frei Damião, a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, percorre as principais ruas da cidade, durante o percurso muitas são manifestações de fé, alguns caminham descalços, outros rezam o terço, alguns apenas acenam com o chapéu de palha em sinal de agradecimento. Ao final da procissão a missa de encerramento é realizada com cânticos festivos feitos especialmente para a romaria, o momento de meditação é sempre sobre os ensinamentos do Frei Damião.
 E quando o povo de Deus se da conta a girandola festiva começa e os romeiros tem que ir embora, levando no peito a esperança de dias melhores para que possam retornar no próximo ano para mais uma romaria.


Por_ Antônio Oliveira.

Nenhum comentário